Como se preparar para a abertura de empreendimento?

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, que desejam ter mais liberdade e retorno financeiro pelo seu trabalho. Um dos primeiros passos para que isso aconteça é a formalização do negócio — que é necessária para a emissão de Notas Fiscais, pagamento de impostos, solicitação de crédito empresarial, entre outras situações.

A abertura do empreendimento envolve muitos aspectos e é sempre muito desafiadora. Portanto, a preparação é fundamental e torna o processo mais fácil. Pensando nisso, separamos alguns pontos que você precisa se atentar durante a etapa que antecede a abertura do negócio. Confira!

Faça um plano de negócios

Você sabe o que é plano de negócios? É um documento que descreve a ideia da empresa, os seus objetivos e o que será feito para alcançá los, a análise do mercado, entre outras informações.

Ele é imprescindível para organizar  tudo o que foi pensado para o projeto, verificar se ele é viável e considerar as ações estratégicas que vão precisar ser tomadas para tirar ele do papel com sucesso.

Verifique a documentação e licenças

Abrir uma empresa envolve muitas questões burocráticas. Para registrar a empresa na Junta Comercial do estado, por exemplo, é necessário levar os documentos de identificação dos sócios, o contrato social, o contrato de locação da sede da empresa (se for o caso), entre outros itens. 

Também vai ser preciso tirar licenças e alvarás, que variam de acordo com o seu nicho e tipo de negócio. Para evitar estresses, o melhor a se fazer é solicitar a lista de documentos a um contador de sua confiança.

Escolha o enquadramento fiscal

Outro ponto muito relevante que precisa ser definido na abertura do empreendimento é o enquadramento fiscal. No Brasil, existem três tipos de regime tributário: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. A escolha interfere diretamente na carga tributária que vai ser paga pela empresa e precisa ser feita com muito cuidado, e considerando as características do negócio e as exigências de cada modalidade.

Como vimos, logo na abertura do empreendimento é necessário pensar e realizar processos fundamentais para o sucesso do negócio. Tudo fica muito mais fácil com a ajuda de uma equipe profissional, que irá tirar suas dúvidas e ajudar você a fazer as melhores escolhas para a sua empresa.

Tem dúvidas sobre a abertura do empreendimento? Quer auxílio profissional? Entre em contato conosco!