3 dicas para seu negócio enquadrado no Simples Nacional

Lidar com as questões tributárias pode ser um grande desafio para empresários, pois possuem uma extensa lista de responsabilidades e compromissos. Na tentativa de facilitar as obrigações fiscais, surgiu então o Simples Nacional — regime tributário voltado para o micro e pequeno empreendedor.

Uma das principais características que diferencia ele dos demais regimes é o pagamento unificado dos tributos municipais, estaduais e federais. Além disso, o Simples Nacional elimina a necessidade de algumas obrigações acessórias, como o SPED Contábil, e tem alíquotas diferenciadas.

Se o seu negócio é enquadrado no Simples Nacional, ou se você pretende adotar o regime, continue a leitura para ver algumas dicas que separamos.

1. Evite dívidas tributárias

O Simples Nacional oferece várias vantagens, mas também tem as suas regras, que se desrespeitadas podem levar a exclusão da empresa do regime. Sabemos que manter o financeiro do negócio em dia não é tarefa fácil, e é comum que empreendedores deixem de recolher impostos na tentativa de ganhar fôlego nessa questão.

Um dos critérios para que o negócio continuar enquadrado no Simples Nacional é não ter dívidas tributárias. Sendo assim, se a sua empresa tem débitos, é muito importante fazer a renegociação das dívidas junto com o contador.

2. Faça o pagamento dos encargos trabalhistas

Quando uma empresa contrata um funcionário pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ela é obrigada a pagar encargos trabalhistas. O regime tributário influencia diretamente as alíquotas que vão ter que ser pagas para o pagamento do 13º salário e férias, por exemplo.

É muito importante realizar o pagamento dessas obrigações corretamente para evitar processos e multas trabalhistas. Além disso, como já vimos, negócios enquadrados no Simples Nacional não podem ter dívidas com o governo.

3. Tenha uma boa comunicação com o seu escritório de contabilidade

Mesmo com todas as facilidades desse regime tributário, a contabilidade ainda tem papel fundamental para garantir o cumprimento das obrigações tributárias, fiscais e contábeis.

Para fazer isso, o contador necessita de ter acesso a determinadas informações do negócio. Portanto, é muito importante que você mantenha uma ótima comunicação com o escritório de contabilidade — para que ele possa desenvolver o trabalho da melhor forma possível.

Gostou das dicas? Esperamos que o conteúdo tenha ajudado você a entender como aproveitar as vantagens desse regime tributário.

Caso precise de ajuda para fazer a contabilidade do seu negócio enquadrado no Simples Nacional, entre em contato com a nossa empresa!